A Escola Básica e Secundária Prof. Ruy Luís Gomes entrou em actividade no ano lectivo de 1974/1975 e, nessa ocasião, foi designada “Escola Secundária do Laranjeiro”.
Construída praticamente num ermo, numa zona de quintas nos arrabaldes da cidade de Almada, foi mudando a sua denominação à medida que a construção de uma zona dormitório, com os seus altos prédios, a rodeava: “Escola do Miratejo”, talvez porque a maior parte dos seus alunos provinha de Miratejo; “Escola Secundária nº1 do Laranjeiro”, após a construção de uma 2ª escola secundária no Laranjeiro; em 2001, por decisão da maior parte da comunidade educativa e com o aval do Ministério da Educação e da Câmara Municipal de Almada, tomou o nome de um ilustre pedagogo e matemático antifascista, o do Professor Ruy Luís Gomes.
A “Escola Secundária do Laranjeiro” que albergava quase 2 mil alunos no auge da explosão demográfica do Laranjeiro e do Miratejo, com o aparecimento de novas escolas e o envelhecimento da população envolvente, viu nos últimos anos a sua população estudantil decrescer.
No entanto, ano lectivo de 2007/2008, o número de alunos voltou a subir graças a um novo desafio. A sua tipologia foi mais uma vez alterada, passando a denominar-se Escola Secundária com 2º e 3º Ciclos e tornou-se sede de um Agrupamento Vertical, integrando 3 Escolas do 1º ciclo e respectivos Jardins de Infância: a EBI/JI do Laranjeiro nº 1, a EBI/JI do Laranjeiro nº2 e a EBI/JI do Alfeite. Assim, a “Escola Secundária com 2º e 3º Ciclos, Prof. Ruy Luís Gomes” abriu as suas portas a uma nova era.
Ao longo destes 30 e tantos anos, passaram pelas suas salas várias gerações de alunos, muitos dos quais deixaram profundas marcas de amizade, de saudade e de orgulho nos seus professores e demais funcionários.