Professor Ruy Luís Gomes
Nasceu no Porto em 05/12/1905 e faleceu nesta mesma cidade em 27/10/1984.
Concluiu a Licenciatura na Universidade de Coimbra com 20 valores e aos 23 anos obteve o Doutoramento em Ciências Matemáticas. Iniciou a carreira docente na Universidade do Porto, tendo sido nomeado, em 1929, Professor Catedrático de Matemática, cargo de que foi demitido, em 1974, por motivos políticos.
Depois de muitas perseguições da Pide, aceitou o convite para leccionar na Universidade de Bahia Blanca (Argentina), em 1958, e do Recife (Brasil), em 1962.
Após a revolução de 25 de Abril de 1974, foi reintegrado na Universidade do Porto e nomeado reitor.
Participou na fundação do Observatório Astronómico da Universidade do Porto, do Centro de Estudos Matemáticos do Porto, da Junta de Investigação Matemática, da Sociedade Portuguesa de Matemática, assim como das revistas Portugaliae Mathematica e Gazeta da Matemática. Presidiu ainda à Comissão Instaladora do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.
Para além da vasta actividade científica desenvolvida na área da Física-Matemática, Ruy Luís Gomes destacou-se pelos seus ideais de liberdade, tendo sido candidato à Presidência da República em 1951.
Foi um grande matemático, um óptimo professor, um cidadão interveniente que sempre defendeu a democracia, a paz e uma utilização da ciência em consonância com estes valores.