EB nº 1 do Alfeite

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Eco-Escolas
Eco-Escolas

A nossa Horta Bio

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Temos registado a evolução de algumas plantas e ficamos maravilhados com as suas transformações. Os morangos com a sua cor vermelha são o que mais dão nas vistas.

Os tomateiros já estão a ficar carregados de tomates, os feijoeiros já têm muitos feijões, as alfaces têm crescido muito depressa...

A hora da rega tem sido apreciada por muitos alunos, que têm colaborado com entusiasmo. O compostor continua a acumular matéria orgânica para que posteriormente o solo seja fertilizado para as próximas culturas.

Vários familiares visitaram a horta durante o mês de maio. Na sua maior parte teceram bastantes elogios, nomeadamente pela diversidade de culturas apresentadas: favas, ervilhas, alhos, cebolas, alfaces, espinafres, cenouras, tomates, morangos, pimentos, milho, girassol, couves, rabanete, feijão, grão de bico, ervas aromáticas...

 

Projeto Geração Depositrão

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

A nossa Escola participou no Projeto Geração Depositrão que tinha como principal objectivo introduzir o tema dos REEE e RP&A* no programa escolar, de modo a sensibilizar as crianças e restante comunidade educativa, para a necessidade da entrega de equipamentos eléctricos, em locais onde serão devidamente encaminhados.

Conseguimos recolher dezenas de equipamentos ao longo destes últimos meses. A equipa de recolha visitou a nossa Escola no dia 19 de maio e lá foram para o devido lugar: telemóveis, computadores, televisores, aquecedores, ferros de engomar, secadores, impressoras, fotocopiadoras, pilhas, acumuladores…

* Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A).

 

Foi elaborado um cartaz, em que o DEPOSITRÃO foi enchendo com os vários equipamentos avariados. Demos uma grande ajuda ao Capitão Fluxo para que os REEE e RP&A fossem para o lugar certo.

Alguns equipamentos despediram-se de forma engraçada:

- Estou cansada de andar às voltas! – disse a máquina de lavar roupa.

- Ninguém me liga… - queixou-se o telemóvel.

- Vou passar para ali! – informou o ferro de engomar.

- Vou fazer magia para outro lado! – disse a varinha mágica.

- Fiquei torrada! – desabafou a torradeira.

 

Presépios

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Nesta quadra natalícia foi lançado um desafio aos alunos e suas famílias no sentido de construírem um presépio utilizando materiais reutilizados.

O resultado foi uma exposição com cerca de 60 presépios cheios de criatividade, onde foram utilizados uma grande variedade de materiais, como tampas, rolhas, rolos, cartão, vários tipos de embalagens, pedras, paus, canas, conchas…

A exposição foi visitada por todos os alunos e por alguns familiares que puderam apreciar os trabalhos em exposição.

 

Bandeira Eco-Escolas

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Mais uma vez, a nossa Escola hasteou a Bandeira Verde Eco-Escolas, Galardão atribuído às escolas como reconhecimento do trabalho de todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia da escola e da comunidade onde esta se insere.

No dia 30 de setembro, alguns dos alunos da nossa escola tinham ido a Aveiro receber a Bandeira Verde 2016, onde tiveram um dia cheio de atividades e de música com os Xutos e Pontapés.

No dia 4 de novembro fizemos a Cerimónia do Hastear da Bandeira. Todas as turmas fizeram atuações relacionada com o ambiente.

O programa Eco-Escolas, “pretende encorajar o desenvolvimento de atividades, visando a melhoria do desempenho ambiental das escolas, contribuindo para a alteração de comportamentos e do impacto das preocupações ambientais nas diferentes gerações, reconhecendo e premiando o trabalho por elas desenvolvido. Visa, ainda, criar hábitos de participação e de cidadania, tendo como objetivo principal encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade…”

Vamos continuar empenhados na defesa do ambiente.

 

Aromas da horta

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 

Temos assistido ao desenvolvimento das plantas nos últimos dias.

Muitas das plantas já têm flores que vão dar origem aos frutos e às sementes. Verificamos que as alfaces cresceram bastante, já há feijão-verde, morangos vermelhinhos e abóboras pequeninas.

Nas semanas que não chove temos regado as plantas, às vezes cavamos a terra e retiramos ervas daninhas.

Sente-se um cheiro agradável quando trabalhamos na horta, o cheiro da terra, do alecrim, da hortelã e dos morangos.

O Martim Nunes que provou o primeiro morango, disse que era muito bom.

Como é bom ver as transformações que ocorrem nas plantas.

 


Pág. 6 de 8

logotipo_do_alfeite.jpg


Em linha

Temos 6 visitantes em linha

Visitantes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje179
mod_vvisit_counterOntem1073
mod_vvisit_counterNeste mês14447
mod_vvisit_counterMês anterior17651
mod_vvisit_counterDesde 1-06-101327967

28 Mar, 2024