EB nº 1 do Alfeite

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Outras Atividades
Outras Actividades

"Viagem para a Amizade" de Susana Félix

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

No passado dia 30 de Maio, a EB 1 Alfeite, recebeu a escritora Susana Félix, para a apresentação do seu novo livro, intitulado "Viagem para a Amizade", que juntamente com o actor Tomás, fizeram um espetáculo brilhante para os nossos meninos.

Foi uma aventura maravilhosa, com uma história que sensibilizou os alunos para a necessidade do respeito da complexidade de cada um, e que ao mesmo tempo aborda um tema cada vez mais presente e enriquecedor no meio escolar, que é o fenómeno da inclusão.

Esta obra, retrata "...uma "Viagem para a Amizade", com a Ajuda da Srª "Cabeça no Ar", a Susana, o Miguel e Carlos, em que aprendem a respeitar e a conviver com as diferenças e as particularidades que os definem"... (In: Félix, Susana. Viagem para a Amizade, betwein edições, 2023)

"Afinal, não há nada mais normal que ser diferente"

 

Actualizado em Quarta, 31 Maio 2023 13:51
 

"Primavera do Yoga"

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

No dia 25 de maio, quinta-feira, o 1°A da escola do Alfeite participou numa oficina dinamizada pela escritora e professora de yoga Márcia Viana, na biblioteca José Saramago. Nesta sessão os alunos escutaram uma história encantadora sobre a "Primavera do Yoga" enquanto conheciam as posturas da natureza (sapo, árvore, sol, borboleta, etc).

 

Actualizado em Quarta, 31 Maio 2023 13:27
 

"Dia Internacional do Obrigado"

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 

Na sequência do "Dia Internacional do Obrigado", aproveitamos para agradecer a presença na nossa escola da escritora Clara de Santos Loureiro, que nos brindou com uma apresentação exepcional da sua obra, que deixou todos de coração cheio.

De referir que esta atividade foi dinamizada pela Equipa de Educação Especial e é o culminar de várias atividades promovidas e moderadas, contando com a participação da Direção do Agrupamento de Escolas,  Coordenadores de Estabelecimento,  Coordenadores de Departamento/ Grupo,  Docentes Titulares de Turma,  Educadoras de Infância,  Coordenação/ Docentes das Bibliotecas Escolares e as Assistentes Operacionais , a quem aproveitamos para congratular e agradecer pelo empenho, dedicação e participação na Atividade "Inclusão em Movimento - A Diferença entre Pares".

Deixamos alguns momentos registados e a sugestão da aquisição do livro "Gosto de ti porque Sim", que de certeza não se irão arrepender.


Actualizado em Quinta, 23 Fevereiro 2023 11:41
 

Dia da Alimentação

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

No passado dia 16 de outubro, festejou-se o Dia da Alimentação.

Acreditando que este dia é um excelente veículo para troca de informação sobre hábitos saudáveis, pedimos a colaboração dos pais para as atividades desenvolvidas.

Iniciámos o dia com uma ação de sensibilização para a promoção de hábitos de vida saudáveis, através de uma história e a visualização de minifilmes. Posteriormente, recolhemos as peças de fruta, enviadas pelos pais e iniciámos mão à obra. Descascar as frutas para fazer espetadinhas, e esmagar as bananas, para os bolinhos mágicos.

Durante as atividades, ouvimos e cantámos várias músicas sobre a alimentação!

Foi um dia diferente e que aproveitámos para lançar o desafio, para ensinarem as receitas aos pais, e trazerem lanches saudáveis.

Actualizado em Terça, 18 Outubro 2022 14:17
 

O Outono lá fora

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Vamos contar a história lá fora!


Numa manhã do mês de setembro quando o outono já chegara, em vez da habitual história do dia na sala, fomos para o recreio, espaço de excelência da escola básica nº 1 do Alfeite.

Neste local privilegiado onde a criança pode sentir a natureza por entre as mãos, ouvir o canto dos pássaros residentes, as aves migratórias a partir e sentir o cheiro dos pinheiros e outras árvores que por ali habitam.

A turma C, a nova turma do pré-escolar, foi determinada a um recanto da escola ainda fechado quase em estado selvagem ouvir a história pela sua educadora de infância.

E qual o melhor espaço para se falar do outono do que no seu íntimo habitat, aprendemos que nesta estação se sente uma leve brisa pela manhã até pode surgir uma chuvinha e por isso temos que temos que nos proteger com roupa adequada, a escola começa de novo e as folhas das árvores a cair.


Depois da história fomos explorar este espaço e recolher alguns elementos da natureza, paus, pinhas, folhas caídas da figueira, as carapaças de caracoletas e algumas pedras que nos pareceram interessantes.

Levámos para a sala para podermos identificar.

As crianças adoraram descobrir, que o outono também é divertido e podemos brincar e aprender com ele.


Mª de Fátima Miranda

Educadora de Infância

Turma C

26/09/22

Actualizado em Sexta, 07 Outubro 2022 11:03
 


Pág. 1 de 48