EB Alexandre Castanheira

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Unidade A. Multideficiência
Unidade de Apoio à Multideficiência

Dia da Pessoa Portadora de Deficiência

No dia 4 de Dezembro comemorou-se na nossa escola o Dia Internacional da Pessoa com  Deficiência na EB1/JI nº2 do Laranjeiro. As turmas dos nossos alunos (2º C e 1º B) deslocaram-se à sala da Unidade do 1º ciclo e desenvolveram diversas atividades. Primeiro foi apresentada a situação das pessoas diferentes e foi referido que todos nós em algum momento da vida apresentamos algumas dificuldades e diferenças. Quase todos disseram o que era para eles a expressão “ser diferente”, que foi escrita, para constar num placar, de forma, a que todos os alunos da escola, tivessem acesso às frases que foram expressadas pelos colegas.
Depois foi apresentada em fantoches a história do Elefante Zacarias, um elefante cego, e de uma ratinha branca que queria ser amiga dos elefantes. Por fim, e como não há festa sem comida, todos provaram o salame de chocolate que tinha sido feito durante a manhã.

 

Novidades da unidade de apoio especializado à educação de alunos multideficientes – 1º ciclo

Estamos em Novembro, já passaram dois meses, desde o início deste novo ano letivo. Mostramos algumas das atividades que desenvolvemos:

Continuar...
 

A caça ao tesouro

Os docentes da Unidade de Multideficiência do 1º ciclo e a professora da turma do 1º ano de um dos alunos da Unidade, Manuela Castanheira, organizaram uma das atividades do Dia do Hastear da Bandeira Verde – A CAÇA AO TESOURO.

Continuar...
 

Visita à biblioteca José Saramago

No dia 10 de outubro, do presente ano, as unidades I e II, foram visitar a biblioteca José Saramago no Feijó e assistiram à hora do conto.
A história apresentada foi “A ovelhinha que veio para jantar”.
Os alunos estiveram atentos à apresentação da história e responderam a algumas questões.
Em seguida visitaram a biblioteca e puderam observar uma exposição com materiais da natureza.
Os alunos mostraram-se interessados e exploraram o espaço envolvente.

 

Visita à Base Naval da Marinha - Alfeite

No dia, 17 de maio os alunos das unidades I e II, realizaram uma visita de estudo à base naval do Alfeite, no âmbito das comemorações do dia da Marinha.
O transporte foi assegurado pela Camara Municipal de Almada, e os alunos integraram um grupo da escola nº 2 do Laranjeiro.

Na base naval, os jovens observaram alguns equipamentos de defesa, assim como, carros e motas de socorro e vigilância das praias.
Em seguida, os alunos puderam visitar o navio escolas Sagres e observar o seu interior.
De salientar a disponibilidade do pessoal de serviço abordo do navio, que colaborou e prestou ajuda aos alunos, docentes e assistentes operacionais, de modo a que não se verificassem constrangimentos, dentro do navio.

De referir que foram tiradas muitas fotografias que ilustram a visita.
Todos os alunos gostaram desta experiência, e comportaram-se adequadamente, tendo regressado à escola mais ricos em conhecimentos.

 


Pág. 4 de 6