Gabinete de Prevenção da Indisciplina

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Gabinete de Prevenção da Indisciplina

Quem somos?

 

O Gabinete de Prevenção da Indisciplina (GPI) foi criado por decisão do órgão directivo do Agrupamento no ano lectivo de 2008|09.

Com a finalidade de acompanhar os alunos menos disciplinados, tem o intuito de precaver condutas conflituosas e/ou disruptivas, impeditivas de melhores resultados académicos.

Tendo como coordenador o docente Miguel Daluz, o GPI trabalha directamente com a direcção do Agrupamento, os directores de turma, os encarregados de Educação, bem como outras entidades susceptíveis de contribuir para um bom relacionamento pedagógico, psicológico e social dos utentes escolares.

Das funções do GPI, salientar-se-ão: a) Uma intervenção pontual e oportuna na mediação das partes intervenientes em conflitos. b) A proposta de estratégias com vista à melhoria do Ambiente de Aprendizagem e da relação Pedagógica: reuniões com alunos sinalizados pelo(s) director(es) de turma, reuniões com directores de turma e/ou encarregados de Educação, acompanhamento disciplinar com plano de intervenção junto dos grupos etários mais problemáticos,...

Para nós, a máxima de Ésquilo (525 a. C. - 456/457 a. C.) não deixa de ser ainda actual: «A disciplina é a mãe do sucesso.»

Neste início de Millenium, pensadores reforçam essa ideia: «A disciplina - observa Fernando Gil1 - é o instrumento necessário e inevitável que garante o acesso do futuro adulto a uma sociedade de sujeitos racionais ou pelo menos aspirando à razão


1 «A escola e a sociedade civil: a responsabilidade pública e os seus limites» in Acentos, Estudos Gerais, Série Universitária, Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2005, página 206.

 

gpi_logo_s.jpg

 

Em linha

Temos 5 visitantes em linha

Visitantes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje96
mod_vvisit_counterOntem57
mod_vvisit_counterNeste mês2346
mod_vvisit_counterMês anterior1717
mod_vvisit_counterDesde 14-05-10308751