EB nº 1 do Laranjeiro

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
EB nº 1 do Laranjeiro

Pontes de Transição

"Pontes de Transição"

O programa "Pontes de Transição", dinamizado pela ASDL é desenvolvido para apoiar e facilitar a transição do primeiro para o segundo ciclo e promover o sucesso escolar, destinando-se a alunos/as do quarto ano. Reconhecendo os desafios que essa mudança pode trazer, o projeto visa facilitar a adaptação dos alunos ao novo ambiente e às novas exigências acadêmicas.

Por meio de atividades lúdicas, debates e encontros com professores e alunos mais velhos, as "Pontes de Transição" promovem a troca de experiências e a construção de uma rede de apoio. Os alunos participam em dinâmicas que abordam temas como horários, técnicas de estudo, disciplinas e a importância das relações interpessoais. Além disso, foi realizada uma visita pela escola sede do Agrupamento, proporcionando um primeiro contato com o espaço e a rotina que viverão.

O projeto tem como objetivo não apenas minimizar a ansiedade e o medo da mudança, mas também incentivar a autonomia e a confiança dos alunos, preparando-os para os desafios que virão. Com as "Pontes de Transição", tentamos garantir que cada aluno se sinta acolhido e motivado a abraçar esta nova fase de aprendizagem.

 

 

 

Sessão dos microscópios

1ª sessão dos microscópios

No início de março realizamos a 1ª sessão de apresentação do projeto “A descobrir o nosso mundo através do microscópio”, à turma do 4º C da Escola nº 1 do Laranjeiro.

Começamos por questionar os alunos sobre as suas expectativas de aprendizagens que poderão adquirir através do uso microscópios.

Posteriormente fizemos uma apresentação em canva, onde estes ficaram a conhecer os microscópios digitais que iriam utilizar e quais as suas funcionalidades.

De seguida, mostraram-se algumas das fotografias das amostras observadas pelas docentes, na primeira sessão da formação, sobre as quais os alunos revelaram bastante interesse e recetividade relativamente às futuras sessões.

No final, cada aluno teve a oportunidade de registar o que aprendeu, apresentar propostas, fazer uma breve reflexão da sessão e realizar a ilustração do que mais gostou.

Este instrumento de registo foi criado pelas docentes, como forma de avaliar o impacto da sessão nos alunos.

Com o objetivo de ter presente o que se aprendeu e posteriormente se poder apesentar a outros alunos, reunimos todos estes registos, num pequeno caderno, elaborado pelos alunos, intitulado “1ª sessão - apresentação”.

 

Dia do Pai

Dia do Pai

No dia 19 de março comemora-se o Dia do Pai, a escola transforma-se num espaço de alegria e celebração. As crianças, cheias de entusiasmo, prepararam surpresas especiais para homenagear os seus pais. Durante a semana, realizaram atividades criativas, como a confeção de cartões e desenhos, que refletiam o amor e a gratidão que sentem por eles.

Deixamos aqui alguns dos trabalhos realizados pelos nossos alunos na escola e também no ATL.

 

 

Dia da Água

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água comemora-se a 22 de março de cada ano e pretende-se destacar a importância de conservar e proteger esse recurso vital, para a vida e saúde das pessoas e do meio ambiente.

No âmbito da comemoração deste dia a turma do 3ºB, com o apoio das professoras estagiárias, explorou a história “ Vamos Ajudar A Terra” e realizou vários trabalhos que culminaram com a construção de um placard coletivo com muitas gotinhas e que em cada uma delas está escrita uma mensagem para ajudar a poupar e a economizar, o bem mais precioso da Terra: a Água!

Não se esqueçam…“Água é Vida!”

 

 

Jardinagem

Está quase a chegar a primavera, por isso os nossos alunos decidiram, revitalizar uma parte do jardim da nossa escola, um espaço que pode se tornar um verdadeiro refúgio para os alunos. Com a ajuda da Educadora Ana Paula Melo e dos alunos, organizamos uma manhã de limpeza, onde começamos a arrancar as ervas daninhas que tomavam conta do lugar. Cada aluno que removia as ervas transformando-se numa pequena ferramenta de transformação. Entre risos e conversas, as crianças aprenderam sobre a importância de cuidar da natureza e do ambiente em que vivem.

Depois de algumas horas de trabalho, o jardim começou a ganhar vida novamente. Tudo limpinho para que as novas plantas possam vir a florescer, enquanto as ervas arrancadas deixavam um rastro de progresso. Essa atividade não só embelezou o ambiente escolar, mas também fortaleceu o senso de comunidade e responsabilidade entre os alunos. O jardim, agora renovado, poderá se tornar num lugar de aprendizagem e lazer, onde todos poderão apreciar a beleza da natureza e o esforço coletivo de cuidar dela.

 

 

 


Pág. 2 de 74

oliveirinha_s.jpg

 

Eco Ecolas

Visitantes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje947
mod_vvisit_counterOntem1913
mod_vvisit_counterNeste mês16263
mod_vvisit_counterMês anterior24402
mod_vvisit_counterDesde 1-06-101387598

18 Abr, 2025

Em linha

Temos 19 visitantes em linha